terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TAREFA - 1º ano A e B - Interpretação - 09/02

(UNI/BH-adaptada)

O que é ser brasileiro hoje?

A questão da identidade é um velho clichê, um antigo dilema da cultura brasileira. Ao contrário do que ocorre em um país como a França, os escritores, cineastas, artistas e músicos brasileiros se dedicaram durante muito tempo, com menos ou mais ambição e sucesso, a produzir manifestações artísticas que fossem a expressão de uma identidade nacional.
Esse fenômeno gerou sem dúvida inúmeros equívocos e todo tipo de cabotinismo megalômano, desviando a atenção do que era puramente artístico em proveito de programas ideológicos ou políticos que serviam bem a escamotear a mediocridade do que era apresentado como sendo arte. É verdade que alguns grandes artistas souberam assimilar essa questão (da identidade) de um modo mais radical – e, de fato, surpreendente. Glauber Rocha, por exemplo, retirou da impossibilidade de responder a essa questão uma obra desesperada e trágica das mais originais.
Na mesma linha, entretanto, muitos outros usaram o pretexto da busca de identidade nacional como um magro paliativo ‘a falta de autonomia, de originalidade e de intensidade de suas obras.

1. Indique se o trecho acima é descritivo ou dissertativo.
2. Aponte o tema central da mensagem transmitida.
3. Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
4. Substitua a palavra “paliativo” (no último parágrafo) por um sinônimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário