segunda-feira, 23 de maio de 2011

SIUMLADO P2 - 2º BIMESTRE - 1º e 2º anos

1º ANO - PORTUGUÊS

1. A palavra pontiagudo é formada segundo o processo de formação de
a) Composição por justaposição
b) Composição por aglutinação
c) Derivação Sufixal
d) Derivação Prefixal

2. "A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora." Observe o uso de porque na frase acima. Agora, analise as seguintes:

I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo?
II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta.
III. Ele vivia tranqüilamente, porque tinha uma grande herança.
IV. O governo não deve mudar, por quê?
V. Pergunto por que você é tão irresponsável.
VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.

Assinale a única alternativa correta:

a) As frases I e III são as únicas corretas.
b) As frases I, III e V são corretas.
c) Na frase II, o porquê é um substantivo.

3. Observe a tirinha abaixo.



O processo de formação de palavras explorado no texto acima foi
a) Sigla
b) Iteração silábica
c) Onomatopeia
d) Parassíntese

4. A palavra anoitecer apresenta o mesmo processo de formação de:
a) infelizmente
b) pernoitar
c) ajudar
d) aparecer

1B,2C,3C,4B



1º ANO - Interpretação de textos

Leia o trecho abaixo e responda às questões 1 e 2.
“Certamente, aquela não era a melhor casa da cidade. Muito menos a maior, a mais luxuosa. Um casa simples. Um jardim cercado de grades. Grades que permitiam a todos ver o que ali acontecia. Não havia nada naquela casa que necessitasse ser escondido.”

1. Nesse texto o sujeito da descrição é
a) o dono da casa
b) um sujeito não mencionado
c) o morador da casa
d) a casa

2. O objeto dessa descrição é
a) uma casa simples
b) uma casa exuberante
c) uma casa estranha
d) uma casa protegida

3. São trechos que exemplificam descrições subjetivas, EXCETO:
a) “A saudade é uma colcha velha / que cobriu um dia / numa noite fria / nosso amor em brasa / ...” (Brigitte Bardot)
b) “Os letreiros a te colorir / embaraçam a minha visão / ...” (Vitrines - Chico Buarque)
c) “Cariocas são sacanas / cariocas são dourados / cariocas são modernos / ... (Cariocas - Adriana Calcanhoto)
d) “O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar / ... (Trem das cores - Caetano Veloso)
d) “A farinha é feita / de uma planta da família / das euforbiáceas / de nome manihot utilíssima / ...” (Farinha - Djavan)

4. Só não há uso de metáfora, na descrição contida nos verso da letra:
a) “Cada clarão / é como um dia depois de outro dia / ...” (As vitrines - C. Buarque)
b) “A saudade é um trem de metrô / ...” (Brigitte Bardot - Zeca Baleiro)
c) “Te avisei que a cidade era um vão / ...” (As vitrines - Chico Buarque)
d) “Palavras são sombras / As sombras viram jogos / ...” (Palavras - Titãs)
e) “O mel desses olhos luz” (Trem das Cores - Caetano Veloso)

1D,2A,3D,4A


2º ANO - PORTUGUÊS



Texto para as questões 1 e 2.

Torno a ver-vos, ó montes; o destino
Aqui me torna a pôr nestes outeiros,
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Corte, rico e fino.

Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia
Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,

Aqui descanse a louca fantasia,
E o que até agora se tornava em pranto
Se converta em afetos de alegria.
Cláudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho. A poesia
dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 78-9.

1. (ENEM/2008) Assinale a opção que apresenta um verso do soneto de Cláudio Manoel da Costa em que o poeta se dirige ao seu interlocutor.
a) “Torno a ver-vos, ó montes; o destino”
b) “Aqui estou entre Almendro, entre Corino,”
c) “Os meus fiéis, meus doces companheiros,”
d) “Vendo correr os míseros vaqueiros”
e) “Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,”

2. (ENEM/2008-adpt.) Encontra-se um termo que tem a função de explicar um anterior está na opção:
a) “Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,”
b) “Aqui descanse a louca fantasia,”
c) “Os meus fiéis, meus doces companheiros,”
d) “Vendo correr os míseros vaqueiros

3. A alternativa em que o predicado pode ser classificado como nominal é
a) Raros são os verdadeiros líderes.
b) Marta entrou séria.
c) Consideram irrisório o salário.
d) Choviam flores do helicóptero.

4. Observe as frases abaixo:

I – Os meninos educados ganharam o prêmio.
II – Os meninos, educados, ganharam o prêmio.

Assinale a alternativa correta sobre os predicados

a) O predicado da frase I pode ser classificado como verbo-nominal.
b) O predicado da frase II pode ser classificado como verbal.
c) O predicado da frase II pode ser classificado como verbo-nominal.
d) O predicado da frase I pode ser classificado como nominal.


1A,2C,3A,4C


2º ANO - Interpretação de textos

As questões de (1) a (4) referem-se ao texto abaixo.

PERDA DE TEMPO

Não foi das mais inteligentes a explicação do coordenador do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia para o baixo desempenho dos alunos da instituição.
O fiasco da universidade baiana no Enade, Exame Nacional do Ministério da Educação para o ensino superior, tem uma causa bastante clara, segundo o professor Antônio Dantas. Trata-se do baixo QI dos baianos. O fenômeno teria raízes hereditárias, segundo a autoridade acadêmica, e seria verificável facilmente por quem convive com pessoas originárias da Boa Terra.
“O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais cordas, não conseguiria”, especulou Antônio Dantas, que por sinal é baiano também.
O tom jocoso de suas considerações não renega a fama de bom humor desabusado que costuma cercar os conterrâneos de Dorival Caymmi. Mas soa bastante desafinado ao partir de alguém supostamente imbuído de zelar pela qualidade do curso de medicina numa das mais tradicionais universidades do país.
Os resultados dos cursos de medicina que Dantas coordena notabilizam-se pela insistência em uma nota só: a nota 2, num gradiente que vai de 1 a 5. Outras 16 faculdades, além da baiana, serão agora monitoradas pelo MEC, por terem obtido conceitos 1 ou 2 no Enade e no IDD, o indicador que mede o conhecimento agregado pelos cursos aos estudantes ao longo do tempo.
Essas faculdades poderão ser punidas com o corte de vagas. Em casos extremos, prevê-se a suspensão de novos vestibulares. Medidas draconianas, mas corretas se se trata de zelar pela qualidade na formação de um profissional tão importante para a sociedade como o médico. Além disso, no caso das faculdades públicas, o bom desempenho em indicadores como o Enade e o IDD deveria valer como condição para a dotação de recursos federais.
No mínimo, tais indicadores deveriam valer para avaliar a (in)competência de gestores como o coordenador de medicina da UFBA. Sua fala ilustra, se for levada a sério, flagrante desperdício de tempo: se a suposta burrice dos estudantes baianos fosse hereditária, seria difícil explicar por que dedica suas energias ao cargo; melhor seria empregá-las tocando berimbau.
(Folha de São Paulo. Editorial. 1º de maio de 2008, p.2)

1. (FCMMG/2009) 01. O título do texto está diretamente ligado à
A) competência do estudante baiano
B) avaliação dos estudantes ao longo do tempo
C) declaração de uma autoridade acadêmica
D) energia gasta em coordenar um curso de medicina


2. (FCMMG/2009) NÃO é uma informação contida no texto:
A) Várias faculdades, além da baiana, exibem notas inferiores no Enade.
B) A competência do coordenador baiano é sujeita a questionamento.
C) A sociedade baiana corrobora a afirmação de Antônio Dantas.
D) O baiano possui a fama de ter um atrevido senso de humor.

3. (FCMMG/2009) Assinale uma característica INEQUÍVOCA do editorial:
A) Subjetividade na apreciação de um problema cotidiano.
B) Abordagem impessoal de um assunto contemporâneo.
C) Valorização de recursos do discurso direto.
D) Exploração intensiva do jargão científico.

4. (FCMMG/2009) De acordo com o texto, NÃO há correta relação entre
A) Pessoas originárias da Boa Terra/ os conterrâneos de Dorival Caymmi
B) raízes hereditárias/ novos vestibulares
C) baixo desempenho/ fiasco
D) Antônio Dantas/ gestor

GABARITO: 1C,2C,3B,4B

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