domingo, 20 de março de 2011

SIMULADOS - P2 - 1º BIMESTRE

1º ano – Português

1. A palavra tráfico não dever ser confundida com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia?
a) estrato / extrato
b) eminente / iminente
c) inflação / infração
d) cavaleiro / cavalheiro

2. Assinale a série em que apenas um dos vocábulos não possui dígrafo:
a) folha - ficha - lenha - fecho
b) lento - bomba - trinco - algum
c) águia - queijo - quatro - quero
d) descer - cresço - exceto - exsudar

3. Todas as palavras abaixo possuem um encontro vocálico e um encontro consonantal, exceto:
a) destruir.
b) magnésio.
c) adstringente.
d) pneu.

4. Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas?
a) Caderno
b) Chapéu
c) Flores
d) Livro
e) Disco

GABARITO: 1A - 2C – 3C – 4B


1º ano – Interpretação de Textos

1. Sobre a música “Construção” de Chico Buarque é INCORRETO afirmar que
a) possui em sua estrutura palavras proparoxítonas encerrando os versos.
b) apresenta tanto a construção como também a destruição do ser humano através de metáforas e jogos semânticos.
c) é uma ode ao trabalhador operário da construção civil.
d) Existe uma antítese entre a palavra que inicia o primeiro verso e a que inicia o último verso de cada estrofe.

2. Sobre a música “Mulheres de Atenas” de Chico Buarque é CORRETO afirmar que
a) representa o pensamento machista do autor.
b) mostra como as mulheres dominam o mercado de trabalho informal na atualidade.
c) tem como único objetivo criticar os movimentos feministas do Brasil na década de 70.
d) é um grito de alerta sobre a condição submissa da mulher.

3. Na música “Cotidiano” de Chico Buarque estão presentes as seguintes figuras de linguagem, EXCETO
a) anáfora
b) metáfora
c) polissíndeto
d) catacrese

4. NÃO está correto sobre a interpretação e estrutura da música “A Banda” de Chico Buarque o que se afirma em:
a) É recheada de metáforas bem expressivas.
b) Há um elogio e apreciação à situação política do Brasil da época.
c) Mostra que a banda tem o poder de mudar o comportamento das pessoas.
d) Percebe-se a presença, entre outras, da figura de linguagem chamada prosopopéia.

Gabarito: 1-C, 2-D, 3-D, 4-B


2º ano – Português

1. Assinale a opção em que “se” funciona como índice de indeterminação do sujeito:
a) Se Tereza não for à festa, também não irei.
b) A criança machucou-se na bicicleta.
c) Trata-se do primeiro e último fundo no Brasil (Revista Veja)
d) Ele impôs-se uma disciplina rigorosa.

2. Em todas as orações abaixo, a palavra “se” aparece como pronome reflexivo ou recíproco, exceto em:
a) Os namorados beijavam-se calorosamente.
b) Mãe e filha queriam-se muito.
c) Suicidou-se numa noite de verão.
d) Era-se feliz na fazenda.

2. (UFU) Assinale a frase que não está na voz passiva:
a) "Esperavam-se manifestações de grupos radicais japoneses de esquerda e de direita... ."
b) "Foram salvos pelo raciocínio rápido de um agente do serviço secreto... ."
c) "Vocês se dão pouca importância nessa tarefa."
d) "Devem-se estudar estas questões."

4. “Todos a reconheceram e lhe disseram algumas palavras de incentivo.” Os termos grifados podem ser classificados respectivamente como:

a) OI, OD
b) OD, Adj. Adv.
c) Sujeito, OI
d) OD, OI

Gabarito: 1-C, 2-D, 3-C, 4-D


2º ano – Interpretação de Textos

1. (PUC) Segundo a Revista SUPERINTERESSANTE (fevereiro de 2000, p. 92), ao ser questionado sobre qual teria sido a maior invenção desses últimos 2000 anos, “o escritor Douglas Rushkoff votou na borracha de apagar. Ele acha que esse prosaico instrumento nos deu a capacidade de corrigir nossos erros e tentar de novo, sem o que não desenvolveríamos governo, cultura nem ética.”

A forma como a Revista expõe o raciocínio de Douglas Rushkoff só NÃO poderia levar a concluir que:

a) a possibilidade de refletir sobre os próprios atos seria viabilizada pela documentação escrita.
b) o governo das comunidades que não têm escrita – porque não usa borracha – deixa os erros sem correção.
c) a construção da ética é fruto da capacidade de corrigir erros.
d) só há desenvolvimento da cultura quando os erros são corrigidos.


2. (PUC/2006-2) Nas reescritas do conto machadiano, reunidas em Missa do galo: variações sobre o mesmo tema, verificam-se todos os deslocamentos em relação ao original, EXCETO:

a) Criação de personagens inexistentes na versão de Machado.
b) Alterações no ponto de vista sob o qual os fatos são apresentados.
c) Acréscimo de detalhes, fatos e informações.
d) Introdução de referências ao cenário político de 1964, época em que as reescritas foram produzidas.

3. (PUC/2006-2) Em todas as passagens, extraídas dos contos de Missa do galo: variações sobre o mesmo tema, foram utilizadas imagens metafóricas para traduzir uma visão particular da personagem Conceição, EXCETO:

a) “Quincas era o rato, ela evidentemente o gato. Uma gatinha ronroneira, tanto tempo jejuna de vontade e carinho, as unhas e os dentes afiados. Uma gata, ela mesma se dizia.”
b) “Mas debaixo do verniz e das primeiras tintas do retrato havia um resíduo de orgulho. E a si mesma dizia uma santa, uma santa. Uma santa na sua capela, e sorria de dor.”
c) “(...) não podia ver mas intuía um certo movimento de pés brincando com as chinelas ao cruzar e descruzar as pernas, a dona Conceição, imagine! Tão apaziguada (ou insignificante?) (...). E agora ocupando todo o espaço, grande como um navio, a mulher era um navio.”
d) “Agora, todos nós à mesa, confiro os traços de Conceição. (...) Seu rosto filtra igualmente o desgosto e a solidão. Tanto é o seu domínio que no meu velório não derramará lágrimas. Se acaso ama-me, Conceição nunca me confessou. Não lhe permite o pudor qualquer extravio.”

4. (PUC/2006-2) Em Missa do galo: variações sobre o mesmo tema, a versão de Lígia Fagundes Teles do conto machadiano opera com um narrador em primeira pessoa, externo aos acontecimentos, que procura em vão invadir o mundo do conto e atuar sobre ele. É o que se constata no fragmento abaixo:

“Não entendo – o jovem dirá quando lembrar o encontro e a conversa com a senhora que vai aparecer daqui a pouco, não entende? Quero entender por que ele não entende o que me parece transparente mas não estou segura assim dessa transparência, ah, se ao menos acontecesse alguma coisa, meu Deus! Mas não vai acontecer nada, seria esperar por um milagre.”

A partir do fragmento lido, é INCORRETO afirmar:

a) A voz que narra o conto traduz uma visão feminina dos fatos.
b) O que é obscuro para o jovem e supostamente transparente para o narrador é o desejo de Conceição.
c) O “milagre” seria a concretização do envolvimento dos personagens e a conseqüente alteração do conto original.
d) Na primeira frase do trecho, os tempos verbais em “dirá” e “vai aparecer” indicam que o narrador ignora o curso subsequente dos acontecimentos.

Gabarito: 1-B, 2-D, 3-D, 4-D


3º ano – Português

1. (UFPR) A formação do vocábulo sublinhado na expressão “o canto das sereias” é:

a) composição por justaposição
b) derivação regressiva
c) derivação prefixal
d) derivação sufixal
e) palavra primitiva

2. Assinale a opção onde se indica erroneamente o processo de formação:
a) encontrável: derivação sufixal;
b) inesperado: derivação prefixal;
c) emudecer: derivação sufixal;
d) inaudível: derivação prefixal;
e) canto: derivação regressiva.

3. (ITA/2003) Durante a Copa do Mundo deste ano, foi veiculada, em programa esportivo de uma emissora de TV, a notícia de que um apostador inglês acertou o resultado de uma partida, porque seguiu os prognósticos de seu burro de estimação. Um dos comentaristas fez, então, a seguinte observação: “Já vi muito comentarista burro,mas burro comentarista é a primeira vez.” Percebe-se que a classe gramatical das palavras se altera em função da ordem que elas assumem na expressão. Assinale a alternativa em que isso NÃO ocorre:
a) velho chinês
b) fanático religioso
c) obra grandiosa
d) brasileiro trabalhador

4. (UNIFESP/2009) Leia a charge:
É correto afirmar que

a) o termo batbarraco está empregado em sentido conotativo, já que barraco, nesse contexto, não remete à idéia de habitação, e sim à de briga e confusão.
b) o autor obtém um efeito de humor baseado no emprego de palavras derivadas por prefixação, a partir do substantivo Batman.
c) As palavras batmãe e batboca foram formadas por composição por aglutinação.
d) a frase de Batman manteria o sentido se fosse assim redigida: Foi um só batboca!

Gabarito: 1-B, 2-C, 3-C, 4-A


3º ano – Interpretação de Textos

1. (ENEM/2009)

Ouvir estrelas
“Ora, (direis) ouvir estrelas! Certo
perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
que, para ouvi-las, muita vez desperto
e abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda noite, enquanto
a Via-Láctea, como um pálio aberto,
cintila. E, ao vir o Sol, saudoso e em pranto,
inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas?” Que sentido
tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas”.
BILAC, Olavo. Ouvir estrelas. In: Tarde, 1919.

Ouvir estrelas
Ora, direis, ouvir estrelas! Vejo
que estás beirando a maluquice extrema.
No entanto o certo é que não perco o ensejo
De ouvi-las nos programas de cinema.

Não perco fita; e dir-vos-ei sem pejo
que mais eu gozo se escabroso é o tema.
Uma boca de estrela dando beijo
é, meu amigo, assunto p’ra um poema.

Direis agora: Mas, enfim, meu caro,
As estrelas que dizem? Que sentido
têm suas frases de sabor tão raro?

Amigo, aprende inglês para entendê-las,
Pois só sabendo inglês se tem ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.
TIGRE, Bastos. Ouvir estrelas. In: Becker, I. Humor e humorismo: Antologia.
São Paulo: Brasiliense, 1961.

A partir da comparação entre os poemas, verifica-se que,

a) no texto de Bilac, a construção do eixo temático se deu em linguagem denotativa, enquanto no de Tigre, em linguagem conotativa.
b) no texto de Bilac, as estrelas são inacessíveis, distantes, e no texto de Tigre, são próximas, acessíveis aos que as ouvem e as entendem.
c) no texto de Tigre, a linguagem é mais formal, mais trabalhada, como se observa no uso de estruturas como “dir-vos-ei sem pejo” e “entendê-las”.
d) no texto de Tigre, percebe-se o uso da linguagem metalinguística no trecho “Uma boca de estrela dando beijo/é, meu amigo, assunto p’ra um poema.”
e) no texto de Tigre, a visão romântica apresentada para alcançar as estrelas é enfatizada na última estrofe de seu poema com a recomendação de compreensão de outras línguas.

2. (FEI) Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:
a) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim… sem fim…
b) “Não discuto com o destino o que pintar eu assino.”
c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
d) Conheça você também a obra desse grande mestre.
e) Semântica é o estudo da significação das palavras.


TEXTO PARA A QUESTÃO 3

“O estoicismo fundado por Zenão de Cipre (336 – 264), teve também Atenas como centro irradiador.
Partiu da oposição matéria-forma feita por Aristóteles. Radicalmente materialista, interpretou a forma como matéria ativa e declarou o seu oposto matéria passiva. Não há entre os seres diferenças de natureza, apenas de grau. Desde a pedra até o homem, passando pelas plantas e os animais, a matéria passiva e a ativa distribuem-se em proporção ínfima nos seres brutos. A razão é, portanto, a centelha divina em nós.
Desde que o universo é governado pela razão e não está entregue ao acaso como pensavam os epicureus, todos os atos, até os mais insignificantes, estão rigorosamente determinados. A liberdade estóica consiste em submeter-se voluntariamente às imperativas leis que agem no todo, já que a resistência determina a execução involuntária dos atos previstos pelo mesmo determinismo imanente. A ética consiste na leitura e na correta observação da ordem universal.
O estoicismo deixou marcas no direito romano. Levou os legisladores a subordinar as leis do estado às leis da natureza, melhorou a situação da mulher e dos escravos, visto que os estóicos criam na igualdade de todos os homens.” (SCHÜLER, Donald, Literatura Grega.)

3. No texto predomina a linguagem com função:
a) emotiva; b) referencial; c) fática;
d) conativa; e) metalinguística.

4. Leia o texto e responda.
Qual a função da linguagem comum às duas historinhas?
a) Metalinguística
b) Conativa
c) Referencial
d) Poética

Gabarito: 1-D, 2-D, 3-B, 4-A




Um comentário:

  1. TIO T. Olhe a prova do ENEM 2009, questao 95 de Linguagens, codigos e suas tecnologias. Reconhece a imagem 4? Ta ai uma boa questao para uma de suas provas. Hehe. Davi

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