sábado, 20 de agosto de 2011

Simulado P1 - 3º Bimestre

1º ano – Interpretação de textos

INSTRUÇÃO:

As questões de 01 a 04 baseiam-se no texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de resolvê-las.

Não foi há tanto tempo assim. Cheguei à praia com minhas filhas e encontrei um aglomerado de cidadãos. Eles montavam guarda num pequeno trecho da areia, caras alarmadas, pior: pungidas. Não fui eu quem viu o grupo. foi o grupo que me viu e dois de seus membros vieram em minha direção delicadamente me afastaram das meninas e comunicaram: - "Tire depressa suas filhas daqui!". As palavras foram duras mas o tom era ameno, cúmplice. Quis saber por quê. Em voz baixa, conspiratória, um dos cidadãos me comunicou que ali na arrebentação, boiando como uma anêmona, alga desprendida das profundezas oceânicas, havia uma camisinha - que na época atendia pelo poético nome de "camisa de Vênus".
O grupo de cidadãos - num tempo em que direitos e deveres da cidadania ainda esperavam pela epifania de Betinho - ali estava desde cedo, alertando pais incautos, como se a camisinha fosse uma pastilha de material nuclear, uma cápsula de césio com pérfidas e letais emanações.
Não me lembro da reação que tive, é possível que tenha levado as meninas para outro canto, mas tenho certeza de que nem alarmado fiquei. Hoje, a camisinha aparece na televisão, é banal e inocente como um par de patins, um aparelho de barba.
Domingo último, levando minhas setters à única praia em que são permitidos animais domésticos, encontrei um grupo de cidadãos em volta de uma coisa. Não, não era aquele monstro marinho que Fellini colocou no final de um de seus filmes. Tampouco era uma camisinha - que as praias estão cheias delas, mais numerosas que as conchas e os tatuís de antigamente. O motivo daquela expressão de cidadania era uma seringa que as águas despejaram na areia. Objeto na certa infectado, trazendo na ponta de sua agulha o vírus da Aids que algum viciado ali deixara, para contaminar inocentes e culpados. Daqui a dois, cinco anos, espero que a Aids não mais preocupe a humanidade. Mas os cidadãos continuarão alarmados, descobrindo novas misérias na efêmera eternidade das espumas.
Carlos Heitor Cony
Folha de São Paulo, p.1-2, 09.01.1994


1. (UFMG) Todas as alternativas apresentam afirmações que podem ser confirmadas pelo texto, EXCETO
a) A humanidade encontra razão para alarme em todas as épocas.
b) As preocupações da humanidade mudam, mas existem sempre.
c) As preocupações do presente são mais sérias do que as do passado.
d) Os cidadãos de hoje estão preocupados com o vírus da Aids e suas conseqüências.


2. (UFMG) Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre o texto, EXCETO
a) O autor usa dois fatos, para fazer reflexões sobre o ser humano.
b) O cronista tece considerações sobre o futuro da humanidade.
c) O narrador sugere que o sexo vai continuar sendo um tabu entre os homens.
d) O texto contrapõe passado e presente, mostrando, no entanto, a semelhança entre essas épocas.


3. (UFMG) Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre a construção do texto, EXCETO
a) O autor usa a exemplificação, para evidenciar diferentes posturas em relação ao conceito de cidadania.
b) O autor usa o diálogo, para dar vivacidade à cena narrada.
c) O autor utiliza elementos temporais, para caracterizar diferentes momentos da transformação da sociedade.
d) O autor utiliza uma linguagem concisa, para garantir objetividade nas suas avaliações.

4. (UFMG) O motivo daquela expressão de cidadania era uma seringa que as águas despejaram na areia. Na passagem acima, o autor se mostra
a) alarmado.
b) deprimido.
c) indignado.
d) irônico.

GABARITO: 1C, 2C, 3C, 4D.

1º ano - Português

Leia o texto para responder às questões de 1 a 3.

Documentário "A Era do Videogame" compara jogos a corpo humano

Estréia nesta quarta-feira no Discovery Channel, o documentário "A Era do Videogame" que, em cinco capítulos, narra a trajetória dos jogos eletrônicos, desde o final da década de 50 até os dias atuais, retratando não apenas aspectos históricos, mas também o impacto e a influência dos games no mundo do entretenimento contemporâneo.
Cada capítulo recebeu o nome de uma parte do corpo humano, o que não poderia ser mais apropriado, pois o documentário de fato "humaniza" os games ao mostrar, em inúmeras entrevistas, algumas das principais mentes por trás dos games.
Com gente deste gabarito entre os depoimentos, "A Era do Videogame", para alívio geral dos "gamers", passa longe da armadilha de retratar os jogos eletrônicos como uma simples brincadeira - ou pior, associando-os de forma precipitada a temas como terrorismo, violência etc. À medida que os jogos são retratados como uma manifestação cultural, o documentário tem uma linguagem que atrai não apenas os fãs de videogame, mas qualquer pessoa que tenha algum interesse em relação ao tema.
"A Era do Videogame" é uma visão madura do impacto e da influência dos jogos na sociedade. Leva a sério o assunto, mas sem perder o tom de brincadeira. Se em algum momento, de alguma forma, os games passaram pela sua vida e deixaram uma marca, este documentário é para você.
Théo Azevedo – texto adaptado
www.uol.com.br 16/05/2007 - 18h41

1. Releia o trecho:

"A Era do Videogame" é uma VISÃO MADURA do impacto e da influência dos jogos na sociedade.”

Sobre as palavras destacadas é incorreto afirmar que
a) a palavra visão é um substantivo.
b) A palavra madura é um adjetivo.
c) A inversão entre elas provoca alteração de sentido e alteração das classes de cada uma.
d) A inversão entre elas não provoca alteração de sentido e nem das classes de cada uma.

2. É incorreto afirmar sobre o trecho: “Se em algum momento, de alguma forma, os games passaram pela sua vida e deixaram uma marca, este documentário é para você.”, que
a) A palavra você é um pronome substantivo.
b) A palavra este é um pronome adjetivo.
c) A palavra sua é um pronome substantivo.
d) a palavra uma exerce a função adjetiva.

3. “...que atrai não apenas os fãs de videogame,...” o substantivo “fãs” é classificado como
a) sobrecomum
b) comum-de-dois
c) biforme
d) epiceno

4. (UFMG) Em todas as alternativas, pode-se inverter a ordem das palavras destacadas sem alterar o significado, EXCETO em
a) ....com o padecimento de amigos que se submetem à terrível prova, ou até de estranhos ... (PROVA TERRÍVEL)
b) E quando consegui dormir sonhava com escolhas múltiplas ... (MÚLTIPLAS ESCOLHAS)
c) No caso de alguma dúvida maior, recorro ao bom senso. (DÚVIDA ALGUMA)
d) O filho da nossa nervosa amiga chegou em casa meio pessimista... (NOSSA AMIGA NERVOSA)

GABARITO: 1C, 2C, 3B, 4C.




2º ano - Português

1. (UFLA) “[...] O tema é peculiar. SE ele era aceitável e até mesmo praticado na Grécia Antiga, hoje é cada vez mais questionado e menos praticado...”

O conector destacado tem valor semântico de:
a) Condição
b) Concessão
c) Conformidade
d) Causa

2. (UFU/2002) “Os parlamentares são todos iguais. Ninguém é chefe de ninguém.” (5°§). A relação que se estabelece entre as duas orações pode ser explicitada por conjunções que indicam as circunstâncias abaixo, EXCETO:
a) condição b) causa c) Conseqüência d) Concessão

3. (UFU/2002) Observe os trechos transcritos abaixo:
I. “COMO PODE MERECER AS POMPAS DO TRATAMENTO DE "EXCELÊNCIA" seguidas do opróbrio de uma sentença de culpa?” (1°§)
II. “O Parlamento, COMO UMA GUERRA CIVIL, tem facções, neste caso chamadas partidos.” (5°§)
III. “COMO LHES FALTA PARLAMENTO para negociar, votar ou buscar conselhos, entra em ação a metralhadora.” (7°§)
IV. “De lá para cá, nos momentos de mais alta tensão na política nacional, COMO NA CRISE DE FERNANDO COLLOR...” (8°§)

A seguir assinale a seqüência correta, referente às orações ou expressões em destaque.
a) I e IV expressam a mesma circunstância.
b) I e III expressam a mesma circunstância.
c) II e III expressam a mesma circunstância.
d) II e IV expressam a mesma circunstância.

4. (UFJF/2003) Leia o trecho a seguir: "AINDA QUE não possa afirmar ao certo o que despertou o meu interesse pelos fundamentos neurais da razão ...". O conector grifado estabelece uma relação semântica de:
a) concessão. b) condição c) causa d) dúvida e) tempo

GABARITO: 1B, 2D, 3D, 4A


2º ano – Interpretação de textos

O fragmento de texto abaixo (Texto I) foi selecionado do capítulo intitulado A escrita sem mitos, da obra científica de OLSON, David R. O mundo no papel. SP: Ática, 1997, pp. 28-29.

Leia-o, com atenção, para responder às questões de 1 a 4.

TEXTO I
"Desenvolvimento cultural. Nas últimas décadas, os antropólogos e historiadores da cultura nos conscientizaram para a sofisticação das culturas ‘orais’. Havelock (1963,1982) forneceu provas de que muito da ‘glória que foi a Grécia’ desenvolveu-se numa cultura oral; a escrita teve menos que ver com a sua invenção do que com a sua preservação. W. Harris (1989) mostrou que a difusão da escrita na Grécia clássica não era universal, mas, ao contrário, muito limitada. Provavelmente, não mais de dez por cento dos gregos da era de Platão sabiam ler e escrever. Thomas (1989) e Anderson (1989) mostraram que a cultura clássica grega era primariamente ‘oral’, favorecendo a dialética, isto é, o debate e a argumentação como instrumentos do conhecimento; e que a escrita tinha um papel pequeno, relativamente insignificante. Conseqüentemente, é improvável que as realizações intelectuais dos gregos possam ser atribuídas ao emprego da escrita. Na verdade, Lloyd (1990) descobriu que o discurso que produziu as formas de pensamento caracteristicamente gregas ‘teve principalmente como veículo a linguagem falada’. E os estudos antropológicos das culturas orais, em vez de dar sustentação às idéias de Levy-Bruhl (1926; 1923), revelaram não só formas complexas de discurso (Bloch,1989; Feldman, 1991) como também modos complexos de pensamento – os quais, por exemplo, permitiram aos navegadores polinésios navegar milhares de quilômetros sem a ajuda da bússola ou de mapas (Gladwin, 1970; Hutchins, 1983; Oatley, 1977). Por isso, não se estabeleceu nenhum vínculo direto entre a escrita e o desenvolvimento cultural, e as opiniões correntes vão do entusiasmo – ‘A escrita tem a maior importância para o pensamento’ (Baker, Barzun e Richards, 1971) – ao desprezo – ‘Escrever algo não pode mudar de forma significativa nossa representação mental do objeto’ (Carruthers, 1990). "

1.(UFJF-PISM/2003) Com os dados arrolados no Texto I, a ciência busca comprovar:
a) o vínculo determinístico entre desenvolvimento cultural e oralidade.
b) a complexidade do pensamento e do discurso de povos de cultura oral.
c) a relação entre atraso científico e pensamento de povos de cultura oral.
d) a precariedade das culturas escritas na tradição ocidental.

2. (UFJF-PISM/2003) O principal procedimento de comprovação usado por OLSON consistiu na apresentação de:
a) resultados de suas próprias pesquisas sobre a Grécia.
b) evidências históricas fornecidas por antropólogos e historiadores.
c) opiniões divergentes de especialistas da área.
d) provas científicas construídas pelas Ciências Naturais.

3. (UFJF-PISM/2003) Considerando as informações apresentadas no Texto I, marque falso (F) ou verdadeiro(V):
( ) Os polinésios devem à escrita o desenvolvimento das navegações.
( ) Na era de Platão, o povo grego, em geral, era analfabeto.
( ) O desenvolvimento da dialética resultou da difusão da escrita.
( ) A bússola é uma evidência da sofisticação cultural dos polinésios.
( ) As pesquisas apresentadas por OLSON foram desenvolvidas no século XX.

Assinale a alternativa correta:
a) V-F-V-F-F
b) F-V-V-F-V
c) F-V-F-F-V
d) V-F-F-V-V
e) V-F-V-V-F

4. (UFJF-PISM/2003) Leia novamente: "Thomas (1989) e Anderson (1989) mostraram que a cultura clássica grega era primariamente ‘oral’, favorecendo a dialética, isto é, o debate e a argumentação como instrumentos do conhecimento..."
O segmento assinalado tem como função semântica:
a) eliminar a ambigüidade do complemento verbal.
b) retificar o sentido do complemento anterior.
c) definir o termo anterior.
d) ampliar o sentido do termo subseqüente.

GABARITO: 1B, 2B, 3C, 4C

3º ano - Português

1. Leia os trechos abaixo para responder às questões 1 e 2.

I – “Não há dúvidas sobre a importância da educação para uma sociedade. É lamentável que alguns não pensem assim. O processo educacional é responsável por todo o crescimento de uma nação. E como valorizar isso? A solução é única: que se mude a mentalidade das famílias sobre o valor da educação.”

II – “A construção de um texto apresenta estruturas de acordo com a intenção de cada tipologia. Assim as orações subordinadas substantivas cumprem um papel importantíssimo na dissertação.”

1. Com base no texto e nas informações acima, pode-se afirmar que o segundo período do trecho I apresenta uma oração subordinada substantiva
a) Predicativa
b) Subjetiva
c) Objetiva direta
d) Apositiva

2. A oração que encerra o trecho I pode ser classificada como
a) Predicativa
b) Subjetiva
c) Objetiva direta
d) Apositiva

3. “Meu primo que é especialista em genética ministrará um curso na famosa universidade de Oxford.” Sobre o pressupostos criados no período anterior, é possível afirmar certamente que o emissor possui
a) apenas 1 primo
b) mais de um primo
c) dois primos
d) três primos

4. (PUC/Poços-2002) Em todas as alternativas, o referente da palavra QUE destacada está corretamente indicado, EXCETO em:
a) “Em contrapartida, os investidores que colocam suas economias em ações ganham com a valorização dos papéis, com a distribuição de dividendos e com a efetiva posse de parte das companhias em QUE aplicaram.” (que: companhias)
b) “As primeiras avaliações dão conta de QUE a venda, pelo mesmo sistema, de ações do governo na Vale do Rio Doce, iniciada há quase quinze dias, está obtendo sucesso semelhante.” (que: conta)
c) “Muitas coisas ainda precisam ser feitas para que as bolsas tenham na economia brasileira o mesmo efeito positivo QUE exercem em outros países.” (que: efeito positivo)
d) “A mais importante delas é a aprovação de uma lei QUE realmente dê poder aos acionistas minoritários.” (que: uma lei)

GABARITO: 1B, 2D, 3B, 4B

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