sábado, 3 de abril de 2010

SIMULADO - 2º ANO - P2

2º ano - Português

1. (FMU) Leia a seguinte passagem na voz passiva: "O receio é substituído pelo pavor, pelo respeito, pela emoção..." Se passarmos para a voz ativa, teremos:
a) O pavor e o receio substituem a emoção e o respeito.
b) O pavor, o respeito e a emoção são substituídos pelo receio.
c) O pavor, o respeito e a emoção substituem-se.
d) O pavor, o respeito e a emoção substituem o receio.

2. (UFU) Assinale a frase que não está na voz passiva:
a) "Esperavam-se manifestações de grupos radicais japoneses de esquerda e de direita... ."
b) "Foram salvos pelo raciocínio rápido de um agente do serviço secreto... ."
c) "Vocês se dão pouca importância nessa tarefa."
d) "Devem-se estudar estas questões."

3. No período "O irmão deixou-se envolver por más companhias ", o se é classificado como:
a) Pronome Recíproco.
b) Pronome Reflexivo.
c) Pronome Apassivador
d) Índice de Indeterminação do Sujeito.

4. “Todos a reconheceram e lhe disseram algumas palavras de incentivo.” Os termos grifados podem ser classificados respectivamente como:

a) OI, OD
b) OD, Adj. Adv.
c) Sujeito, OI
d) OD, OI


5. Relacione a primeira coluna com a segunda.
(1) Pronome Reflexivo.
(2) Pronome Apassivador
(3) Índice de Indeterminação do Sujeito.


( ) Solange considerou-se culpada.
( ) Precisa-se de operários especializados.
( ) A platéia riu-se das piadas do apresentador.
( ) Ali ainda se viam grandes florestas.

GABARITO: 1D - 2C - 3B – 4D – 5 – (1 – 3 – 1 – 2 )

2º ano – Interpretação de texto

1. (PUC/2006) Só NÃO se pode afirmar, quanto à obra Missa do galo, variações sobre o mesmo tema, que:

a) a leitura de cada conto se significa na relação com a leitura de Missa do galo, de Machado de Assis.
b) há variação de pontos de vista da narrativa, quer seja na alteração do narrador, quer seja em novo enfoque dado pelo mesmo narrador do texto machadiano.
c) a noite da missa do galo apresenta, entre os contos, conotações distintas, de acordo com o enfoque dado ao evento.
d) verifica-se a permanência de todos os elementos do conto original, para que se configure a homenagem a Machado de Assis.

2. (PUC/2006) No conto “Missa do galo”, escrito por Julieta de Godoy Ladeira, encontramos a seguinte epígrafe, extraída do original de Machado de Assis:

“Boa Conceição! Chamavam-lhe ‘a santa’, e fazia jus ao título, tão facilmente suportava os esquecimentos do marido.”


Pode-se dizer que essa epígrafe só NÃO apontaria, no conto de Julieta de Godoy Ladeira, para:

a) o traço parafrásico que o narrador do novo conto daria ao original.
b) o tom irônico com que teria sido tomado o texto machadiano.
c) a perspectiva feminina, que mudaria a proposta de leitura do texto de partida.
d) a apropriação paródica, que reverteria a leitura do conto de Machado.

Atenção: As questões de números 3 e 4 referem-se ao textos III que segue.

Texto III

A PEDAGOGIA DO ESPETÁCULO

ONGs mantêm escola para ensinar técnicas de manifestação de rua. As organizações americanas e européias sustentam uma escola internacional de desobediência civil, a Ruckus Society (Sociedade da Bagunça). Somente nos EUA ela possui 24 campos de treinamento. No currículo, há práticas de sabotagem, treino de escalada de prédios, técnicas de discurso e bloqueio a veículos e relações com a imprensa. As táticas são típicas de guerrilha urbana, sem a violência da tradicional. Procura-se atrair a atenção e envolver o público.
(Revista Época, 18/09/2000)

3. (PUC/BH) Assinale a alternativa que apresenta consideração INADEQUADA sobre o texto.

a) O fato de o autor não fornecer o significado da sigla ONGs – Organizações não-governamentais – indica que ele acredita que esse conhecimento é partilhado por seu provável leitor.
b) O trecho As organizações americanas e européias sustentam uma escola internacional de desobediência civil indica que a escola subsidiada pelas ONGs é a única existente no mundo.
c) Pode-se dizer que os termos sabotagem e campos de treinamento remetem ao campo conceitual da guerra.
d) O termo espetáculo, no título, pode ser relacionado ao último enunciado do texto, momento em que se informam os propósitos da escola em questão.

4. (PUC/BH) Assinale a alternativa em que o que se diz entre parênteses seja paráfrase INADEQUADA da expressão extraída do texto.
a) Técnicas de discurso. (técnicas de oratória)
b) Treino de escalada de prédios. (treinamento de maneiras de invasão ou fuga de prédios)
c) Bloqueios de veículo. (cerco a veículos)
d) Relações com a imprensa. (contatos com profissionais do domínio jornalístico)

GABARITO: 1D – 2A - 3 B – 4B

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