A SEGUIR, VOCÊ LERÁ OPINIÕES DE PESSOAS QUE PARTICIPARAM DE UMA PESQUISA, PROMOVIDA PELA REVISTA UMA (Nº. 1, 2000), SOBRE A DESCONFIANÇA ENTRE MULHERES. AS QUESTÕES DE 1 A 3 DA PROVA SE REFEREM A ESSAS OPINIÕES.
I. As mulheres sentem prazer em chefiar homens. Até porque, quando você “come o fígado” do homem, ele se defende, levanta e vai embora. A mulher cai no choro.
Valentina Caran, 46 anos, empresária
II. Mulheres e homens agem da mesma maneira no poder. Essa igualdade fica patente quando observamos Margareth Thatcher, Indira Ganghi e Golda Meir, que foram duras e lançaram mão da guerra.
Bóris Casoy, 59 anos, jornalista
III. Quero a mulher na política. Pelo fato de ser mãe, ela é mais honesta.
Maria Lúcia Lechesi, 43 anos, secretária
IV. Eu votaria numa mulher porque, na administração, mulher é mais confiável.
Ela pensa nos filhos, pensa diferente.
Cristiane Ferrosi, 28 anos, bancária
1. (PUC) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) As quatro opiniões defendem a superioridade das mulheres.
b) Pode-se dizer que, segundo a opinião II, a mulher, em algumas situações, é igual ao homem, o que não equivale a dizer que ambos são iguais.
c) A opinião IV permite pensar que os homens na política só pensam em seus próprios interesses.
d) É possível dizer que a opinião III defende a mulher na política, não só aquelas que são mães.
2. (PUC) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Em III, subentende-se que falta honestidade na política.
b) Em III e IV, subentende-se que o comportamento dos homens na política não agrada.
c) Em I, subentende-se que as mulheres não têm profissionalismo.
d) Em II, subentende-se que homens e mulheres têm idêntica força, mas não idêntica competência.
3. (PUC) Leia, novamente, a opinião 1 e assinale alternativa INCORRETA:
As mulheres sentem prazer em chefiar homens. Até porque, quando você “come o fígado” do homem, ele se defende, levanta e vai embora. A mulher cai no choro.
a) O item As mulheres refere-se somente às mulheres que trabalham.
b) O item homens refere-se à classe dos homens.
c) Os itens você e (d)o homem não se referem a um ser específico.
d) O item A mulher refere-se a toda e qualquer mulher, e não a uma em es-pecífico.
Texto III – para as questões 4 e 5.
A PEDAGOGIA DO ESPETÁCULO
ONGs mantêm escola para ensinar técnicas de manifestação de rua. As organizações americanas e européias sustentam uma escola internacional de desobediência civil, a Ruckus Society (Sociedade da Bagunça). Somente nos EUA ela possui 24 campos de treinamento. No currículo, há práticas de sabotagem, treino de escalada de prédios, técnicas de discurso e bloqueio a veículos e relações com a imprensa. As táticas são típicas de guerrilha urbana, sem a violência da tradicional. Procura-se atrair a atenção e envolver o público.
(Revista Época, 18/09/2000)
4. (PUC) Assinale a alternativa que apresenta consideração INADEQUADA sobre o texto.
a) O fato de o autor não fornecer o significado da sigla ONGs – Organizações não-governamentais – indica que ele acredita que esse conhecimento é partilhado por seu provável leitor.
b) O trecho As organizações americanas e européias sustentam uma escola internacional de desobediência civil indica que a escola subsidiada pelas ONGs é a única existente no mundo.
c) Pode-se dizer que os termos sabotagem e campos de treinamento remetem ao campo conceitual da guerra.
d) O termo espetáculo, no título, pode ser relacionado ao último enunciado do texto, momento em que se informam os propósitos da escola em questão.
5. (PUC) Assinale a alternativa em que o que se diz entre parênteses seja paráfrase INADEQUADA da expressão extraída do texto.
a) Técnicas de discurso. (técnicas de oratória)
b) Treino de escalada de prédios. (treinamento de maneiras de invasão ou fuga de prédios)
c) Bloqueios de veículo. (cerco a veículos)
d) Relações com a imprensa. (contatos com profissionais do domínio jornalístico)
6. (FUVEST/2005) Leia o seguinte poema de Manuel Bandeira:
PORQUINHO-DA-ÍNDIA
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas ...
— O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
a) Aponte, no poema, um aspecto de estilo que esteja relacionado ao tema da infância.
b) Qual é o elemento comum entre a experiência infantil e a experiência mais adulta presentes no poema? Explique sucintamente.
1-A, 2-D, 3-A, 4-B, 5-B
Língua Portuguesa
1. (PUC) Segundo o gramático Cegalla (1979: 215), o sujeito é indeterminado “quando não se indica o agente da ação verbal”. Examine os períodos abaixo à luz da definição de sujeito indeterminado dada pelo gramático e marque a alternativa que para esse gramático contém exemplos de sujeito indeterminado, mas não o são.
I. Tentaram entrar na minha casa de madrugada.
II. Alguém tentou entrar na minha casa de madrugada.
III. Ventou muito durante a noite.
IV. Minha irmã foi atropelada ontem.
V. Ouviram-se muitos gritos na cidade.
VI. Vive-se bem no interior.
a) II, III, IV, V
b) II, III, V, VI
c) I, II, IV, V
d) III, IV, V, VI
2. Esta palavra – dolo – aprendi ontem. Os termos grifados são respectivamente:
a) sujeito, VTD.
b) objeto, VTI.
c) objeto , VTD
d) sujeito, VTI
3. (UNIFENAS) Às vezes, a mudança de posição de certas palavras no período provoca diferenças de sentido. Assinale a opção em que isso NÃO ocorre.
a) Ele trabalha normalmente à noite.
Ele normalmente trabalha à noite.
b) Esperamos suas notícias.
Esperamos notícias suas.
c) Entregue o documento ao funcionário competente.
Entregue o documento ao competente funcionário.
d) Paisagens lindas iam-se sucedendo durante a viagem.
Lindas paisagens iam-se sucedendo durante a viagem.
4. (UFV) Assinale a alternativa que NÃO há quebra da ordem normal em língua portuguesa – sujeito, verbo, objeto:
a) “Se choro...bebe o pranto a areia ardente...”
b) “Teu sangue não lavou de minha fronte / A mancha original.”
c) “...que assim me oprime / Teu gládio vingador?!”
d) “...que torvo crime / eu cometi jamais...”
5. (UFV) Assinale a alternativa em que apare(m) verbo(s) no plural com sujeito indeterminado:
a) Minhas irmãs são belas, são ditosas...
b) Ainda hoje são, por fado adverso, / Meus filhos - alimária do universo...
c) Ai! Dizem: “Lá vai a África embuçada...[...]” / Nem vêem que o deserto é o meu sudário..
d) As cegonhas espiam debruçadas / [...] / As tribos erram do areal nas vagas...
e) Qual de José os vis irmãos outrora / Venderam seu irmão.
6. (UFV) Leia a definição abaixo:
"O sujeito é o ser sobre o qual se faz uma declaração..."
(CUNHA, Celso & CINTRA, Luis F. Lindley). Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p.119)
Observe agora as três frases abaixo e os termos grifados:
1. Um dia ele o Gérson me disse que...
2. Você também se chama Fernando?
3. ...a pessoa faz coisas...
Considerando as três frases apresentadas, a definição de Cunha & Cintra é adequada ou inadequada? Construa um pequeno texto argumentativo, respondendo SIM, NÃO ou EM TERMOS.
1-A, 2-C, 3-D, 4-B, 5-C
Tio Thalles obrigado pela postagem do simulado da p1 do 2ºano,concerteza irá facilitar em meus estudos.
ResponderExcluirPaulo Vitor 2ºC
Beeest ! =)
ResponderExcluirPaulo e Camila, que bom que o simulado ajudou! Se tiverem dúvidas com as questões, é só procurar no colégio! Abraços!!!
ResponderExcluirVlw Thalles. Ajudou no aperfeiçoamento da materia !
ResponderExcluir