domingo, 4 de setembro de 2011

Questões - Corujão




















SIUMLADO P2 - 3º BIMESTRE - 1º e 2º anos

1º ano – Língua Portuguesa
1. Determine o caso em que o artigo tem valor de qualificativo:
a) Estes são os candidatos de que lhe falei.
b) Procure-o, ele é o médico.
c) Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho.
d) Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.

2. A opção em que há um advérbio exprimindo circunstância de tempo é:
a) Maria teria aproximadamente 15 anos.
b) Possivelmente viajarei para São Paulo.
c) As tarefas foram executadas concomitantemente.
d) Os resultados chegaram demasiadamente atrasados.

3. A alternativa em que o advérbio exprime idéia de intensidade é:
a) A sociedade parece ser pouco sensível.
b) Usuários fazem sempre um pequeno comércio.
c) Somente penalizando traficantes.
d) Possivelmente penalizados...

4. Mostre a diferença de sentido entre as frases abaixo:
I - A menina fez o bolo.
II - Uma menina fez um bolo.

Gabarito: 1b,2c,3a

1º ano - Interpretação de textos

1. Sobre a "História de Aladim e a lâmpada maravilhosa" de Patativa do Assaré é INCORRETO afirmar que
a) No início da narrativa Aladim vive com sua mãe, viúva que trabalhava para o sustento da casa.
b) A aventura de Aladim começa ao ser empregado por um misterioso desconhecido – na verdade, um feiticeiro que queria se aproveitar da sua ingenuidade, para conseguir um tesouro.
c) Aladim, depois de conseguir a lâmpada maravilhosa, torna-se rico, casa-se com uma princesa e abandona sua mãe na miséria.
d) Após várias peripécias, Aladim recobra o seu tesouro, eliminando o velho mago. O poema, assim como as fábulas, encerra-se de maneira moralista com a vitória do Bem sobre o Mal.

2. Sobre o narrador do poema "História de Aladim e a lâmpada maravilhosa", é CORRETO dizer que
a) É um narrador em 3ª pessoa onisciente.
b) É um narrador em 1ª pessoa
c) É um narrador em 1ª pessoa e personagem.
d) É um narrador em 1ª pessoa e “câmera”.

3. A partir da leitura dos poemas de Patativa do Assaré, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os poemas apresentam temas típicos da poesia popular nordestina.
b) É possível verificar na obra de Patativa do Assaré poemas descritivos.
c) Por se tratar de poemas narrativos, os textos possuem maior liberdade na estruturação, sendo compostos em prosas românticas.
d) É comum no desfecho das narrativas encontrar desvios morais, o que confere a elas uma similaridade com relação à estrutura da "fábula".

4. Marque a alternativa CORRETA:
a) As críticas de cunho social, presentes na obra do poeta popular, direcionam-se diretamente a determinados órgãos do governo, como à prefeitura do município de Assaré, terra natal do poeta. b) Nos cordéis de Patativa do Assaré, a religiosidade, a honestidade, a solidariedade e a honra aparecem como alguns dos componentes do sistema de valores do nordestino e do sulista.
c) O eu-poético dos textos de Patativa demonstra, quase sempre, uma postura alienada, havendo uma intenção de "ensinar" e conscientizar o leitor sertanejo dos problemas que cercam a região nordestina.
d) O dualismo é traço comum aos cordéis do autor e se dá, principalmente entre a falta de ética do rico e a honestidade do pobre.

1C, 2A, 3A, 4D

2º ano – Língua Portuguesa

1. "Não trabalhar é, pois, um mecanismo de preguiça." A conjunção pois reforça a idéia de:
a) conclusão.
b) causa.
c) explicação.
d) concessão.

2. (UFVJM) Assinale a alternativa em que a palavra que, presente na frase extraída do texto, introduz o sentido de EXPLICAÇÃO.
a) "Numa terça-feira, bem cedo, que não era de perder tempo, começou a derrubada do abacateiro."
b) "E o homem do machado descobriu que podia ganhar a vida com o seu instrumento."
c) "Às vezes deixava aberta a janela, para que o luar brilhasse nas tesouras polidas."
d) "Parecia determinado, à medida que o tempo passava, a acabar com as folhas todas."

3. (UFU) Os termos ou, em “Ou, para usar um conceito da psicanálise...”; então, em “...e então não ocorre nada...” e no entanto, em “...no entanto, não se tem saído mal.” estabelecem no texto, relações respectivamente de
a) alternância, oposição, conclusão.
b) adição, conclusão, oposição.
c) exclusão, conclusão, oposição.
d) alternância, conclusão, oposição.

4. (UFV) “mantemos o péssimo hábito de prestar atenção no que eles falam, não no que fazem.” Assinale a alternativa em que a palavra inserida na passagem acima acarreta MUDANÇA substancial de sentido:
a) Mantemos o péssimo hábito de prestar atenção no que eles falam, portanto não no que fazem.
b) Mantemos o péssimo hábito de prestar atenção no que eles falam, mas não no que fazem.
c) Mantemos o péssimo hábito de prestar atenção no que eles falam, porém não no que fazem.
d) Mantemos o péssimo hábito de prestar atenção no que eles falam, embora não no que fazem.

Gabarito: 1a,2a,3d,4a


2º ano - Interpretação de textos

TEXTO DE REFERÊNCIA PARA AS QUESTÕES 1 E 2.

Fico logo arrepiado quando ouço alguém afirmar: “Estou convencido de que...” Digo logo para mim mesmo: “Cuidado! Lá vai um inquisidor em potencial!” Convicções são entidades mais perigosas que os demônios. E o problema é que não há exorcismo capaz de expulsá-las da cabeça onde se alojaram, pela simples razão de que elas se apresentam como dádivas dos deuses. Os recém-convertidos estão sempre convictos de que, finalmente, contemplaram a verdade. Daí a transformação por que passam: seus ouvidos, órgãos de audição, se atrofiam, enquanto as bocas, órgãos da fala, se agigantam. Quem está convicto da verdade não precisa escutar. Por que escutar? Somente prestam atenção nas opiniões dos outros, diferentes da própria, aqueles que não estão convictos de ser possuidores da verdade. Quem não está convicto está pronto a escutar – é um permanente aprendiz. Quem está convicto não tem o que aprender – é um permanente (eu ia dizer “professor”. Peço perdão aos professores. O professor verdadeiro, acima de todas as coisas que ensina, ensina a arte de desconfiar de si mesmo...) mestre de catecismo.(...) Dizia Nietzsche que “as convicções são piores inimigos da verdade que as mentiras”. Estranho isso? Não. Absolutamente certo. Porque quem mente sabe que está mentindo, sabe que aquilo que está dizendo é um engano. Mas quem está convicto não se dá conta da própria bobeira. O convicto sempre pensa que sua bobeira é sabedoria. (ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência – o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 1999. P.105-6)

1. (CEFET) Com relação ao texto, pode-se afirmar que:
a) O autor discorda tanto da postura dos convictos quanto daquela dos não-convictos, que duvidam de tudo.
b) A diferença entre um convicto e um não-convicto é que o primeiro acredita que tudo o que diz ou faz é sinal de sabedoria.
c) O núcleo temático é a questão da verdade e suas repercussões na educação.
d) O que aproxima um mestre de catecismo de um professor é que ambos duvidam de si mesmos.

2. (CEFET) Ao comparar convictos a inquisidores, o narrador:
a) Concorda que não se deve ter opinião formada a respeito de assuntos polêmicos.
b) Nega a necessidade de se optar por um ponto de vista em uma discussão.
c) Afirma que estar convencido diminui a capacidade de aceitar idéias diferentes da que se acredita verdadeira.
d) Confirma que os inquisidores são personagens necessários à ampla discussão de assuntos diversos.

3. Observe a charge abaixo e assinale a alternativa INADEQUADA.

a) Os elementos que compõe o vestuário dos personagens da charge em nada auxiliam na produção do significado.
b) A charge acima perderia seu valor de expressivo para uma geração futura que não acompanhou a copa do mundo de 2006.
c) Há uma intertextualidade do texto acima com um conto infantil.
d) O texto (charge) faz referência a um momento específico vivido pelo futebol brasileiro.

4. Assinale a alternativa em que se encontra um argumento inadequado (por encerrar um ponto de vista preconceituoso, ou por redução simplista / ingênua).
a) Um bom número de mulheres assume atualmente jornada dupla de trabalho: são, ao mesmo tempo, profissionais ocupando lugar de trabalho no mercado e donas de casa exercendo tarefas domésticas.
b) A crescente entrada das mulheres no mercado de trabalho tem alterado a rotina da família convencional. Para ficar em exemplos simples: hoje, nem sempre é a mãe quem comparece às reuniões da escola em que os filhos freqüentam, mas o pai, que também tem como encargo substituir a mulher nas atividades domésticas.
c) O número cada vez maior de mulheres que trabalham fora de casa evidencia dois fatos: os homens perderam a autoridade de antigamente e as mulheres deixaram de valorizar o lar.
d) A evolução da mulher na sociedade moderna se deve a causa complexas, entre elas, a falência da sociedade patriarcal, a multiplicidade de papéis que o homem moderno deve exercer, o crescimento das cidades e a expansão do comércio, etc.

Gabarito: 1b,2c,3a,4c

Pré-Vestibular Da Vinci - Viçosa