domingo, 21 de março de 2010

sábado, 13 de março de 2010

Tio Thalles Pictures recomenda PULP FICTION


Povo do mal, simplesmente o melhor filme da década de 90 e, sem medo de parecer exagerado, um dos melhores filmes de todos os tempos! Direção fantástica de Quentin Tarantino e atuações maravilhosas de vários atores e atrizes consagrados! É melhor parar por aqui e ver, rever eternamente essa obra clássica do cinema! "I love you honey bunny" Confiram o trailler!


Pulp Fiction - Tempo de Violência
titulo original: (Pulp Fiction)
lançamento: 1994 (EUA)
direção: Quentin Tarantino
atores: John Travolta , Samuel L. Jackson , Uma Thurman , Harvey Keitel , Tim Roth
duração: 154 min

domingo, 7 de março de 2010

Tio Thalles Pictures recomenda: FELIZ NATAL

Povo do Mal, além das tradicionais indicações de questões, sites, informações sobre educação e linguagem que o visitante do blog já está se acostumando, resolvi criar o espaço “Tio Thalles Pictures recomenda”. O objetivo deste é apresentar obras cinematográficas que julgo ter relevância como objeto artístico, social ou de entretenimento. O primeiro recomendado também é o primeiro de Selton Mello como diretor. Abaixo há uma pequena reportagem de “O Estado de São Paulo”, em seu caderno Cinema sobre o então lançamento do filme. Além disso, o trailler. Enjoy it! Adeus!

Estréia 'Feliz Natal', primeiro longa de Selton Mello
“Para mim, Feliz Natal é sobre a solidão, sobre as várias formas de solidão”, diz o diretor do filme
Luiz Carlos Merten, de O Estado de S. Paulo

Denso, difícil - muitos adjetivos do tipo já foram empregados para definir Feliz Natal. Selton fez o filme que queria, como queria e com quem queria. Para viver Mércia, a matriarca dessa família disfuncional, convidou a atriz Darlene Glória. E está satisfeito da vida, mesmo diante de eventuais críticas negativas. "Consigo separar as coisas. O fato de você não gostar de meu filme não significa que não gosta de mim", ele brinca com o repórter do Estado. O Natal foi sempre um fantasma na vida de Selton. Ele lembra que teve natais felizes, como conta, mas Selton nasceu em 30 de dezembro. Seu pai, no dia do Natal. As festas de aniversário coincidiam com a festa de Natal e isso sempre produziu nele uma sensação de deslocamento.
"No primeiro filme, a gente sempre quer dizer e fazer tudo. Falar sobre a vida, a arte. O próximo filme talvez saia mais maduro." A história que Selton conta em Feliz Natal é a deste homem, dono de um ferro-velho, que viaja para passar a festa de Natal em família, com os pais e o irmão. Ele encontra velhos amigos. Só gente bêbada, frustrada, agressiva. "Para mim, Feliz Natal é sobre a solidão, sobre as várias formas de solidão", diz Selton. O diretor chegou a pensar em fazer o protagonista, mas terminou chamando Leonardo Medeiros, o ‘Leo’, para o papel. "Ocorre uma coisa curiosa", ele observa.
Agora, Selton vai parar um pouco, desacelerar. "Vou cuidar mais da minha vida, menos dos personagens." Nos últimos anos, ele tem emendado um filme no outro. Como é bom no que faz, as pessoas andam muito satisfeitas - e Meu Nome Não É Johnny, cujo impacto repousa muito sobre o ator, está sendo o maior sucesso do cinema brasileiro neste ano -, mas Selton não está contente. "Eu me escondo muito por trás das máscaras de todos esses personagens. A experiência como diretor revela muito mais quem eu sou, mesmo que o filme não seja autobiográfico. Sou um cara melancólico, essa é a verdade." A parada vai ser temporária, para recarregar baterias, avaliar escolhas. Na volta, uma das prioridades será o teatro. "Ando com saudades do palco", ele diz.


Feliz Natal (Brasil/ 2008, 106 min.) - Drama. Dir. Selton Mello. Com: Leonardo Medeiros, Darlene Glória, Paulo Guarnieri, Graziella Moretto, Lucio Mauro.

sexta-feira, 5 de março de 2010

1º ano - SIMULADO - P1

Povo do mal, do 1º ano, Let's rock?
As questões 1 e 2 referem-se ao texto que segue.

Acordos e parcerias

Pacto, coalizão, fórum, seminário, manifesto, parceria. Há muito tempo a agroindústria brasileira da cana-de-açúcar não se mobilizava de forma tão substantiva, embora nenhuma das grandes questões em discussão no setor tenha sido resolvida satisfatoriamente até agora. Empresários, trabalhadores e governo não chegaram a consenso, por exemplo, sobre o futuro do álcool como combustível alternativo ao petróleo, a importância do álcool na matriz energética nacional, as inter-relações na cadeia produtiva, o combate ao desemprego, as questões ambientais, etc. Entretanto, várias iniciativas ganharam impulso do ano passado para cá, entre as quais os “pools” de produtores para reduzir custos (racionalizando a logística da safra) e ganhar competitividade na venda de álcool. Segundo alguns usineiros, essas associações, que incluem unidades produtoras de vários Estados, devem substituir a curto prazo a BBA – Bolsa Brasileira do Álcool, criada em 1999 para enxugar os estoques excedentes de álcool que encharcavam o país, jogando os preços lá embaixo.
(Globo Rural, mai. 2000.)

1. (UEL) Segundo o texto, é correto afirmar:

a) Foi inútil a ação dos empresários, trabalhadores e governo em prol das substâncias adicionadas ao álcool.
b) O futuro do álcool estava comprometido por causa dos estoques excedentes criados pela BBA.
c) A Bolsa Brasileira do Álcool foi criada pelos empresários para combater o desemprego.
d) Grupos de produtores buscam reduzir os custos de produção do álcool, tornando o produto mais competitivo.

2. (UEL) Em quais das frases abaixo manifesta-se a linguagem figurada ou conotativa?

I - Há muito tempo a agroindústria brasileira de cana-de-açúcar não se mobilizava de forma tão substantiva.
II - Empresários e trabalhadores não chegaram a consenso.
III - Essas associações devem substituir a curto prazo a BBA.
IV - A BBA foi criada em 1999 para enxugar os estoques excedentes de álcool.

a) Apenas I e II.
b) Apenas I, III e IV.
c) Apenas I e III.
d) Apenas I e IV.

INSTRUÇÃO: A questão 3 baseia-se no seguinte fragmento de texto:

"Os jovens inventaram um novo jeito de se referir às pessoas com alto conceito de si mesmas. São pessoas que 'se acham’, forma abreviada de 'se acham o máximo'."
(Fragmento extraído do Ensaio da edição de 31-08-05 da revista VEJA, por Roberto Pompeu de Toledo)

3. (UNIMONTES/PAES) No que diz respeito a esse novo jeito de os jovens se referirem às pessoas com alto conceito de si mesmas, é INCORRETO afirmar, com base nas concepções atuais sobre variação lingüística:
a) Há pessoas que falam de modo diferente, por serem de outras cidades ou regiões do país, ou por terem idade diferente da nossa, ou por fazerem parte de outro grupo ou classe social.
b) Todas as variedades são corretas, desde que cumpram com eficiência o papel fundamental de uma língua - o de permitir a interação verbal entre as pessoas.
c) Devemos nos comunicar sempre, em qualquer situação, no padrão culto da língua, variedade de maior prestígio social.
d) A linguagem que usamos não transmite apenas nossas idéias. Certas palavras e construções que empregamos acabam "denunciando" quem somos socialmente.

4. (UNIMONTES/PAES) Muitas vezes, no nosso sistema ortográfico, o mesmo fonema é representado por diferentes letras ou dígrafos, conforme a palavra. Em cada uma das palavras abaixo, a letra ou dígrafo assinalados representa o mesmo fonema, EXCETO em
a) rosas, assistida.
b) explorador, atenção.
c) sofrimento, educacional.
d) crescimento, faz.

5. (PUC) Nas palavras rachar, passar, e palha, constatamos a seguinte seqüência de letras e fonemas:
a) 6-5, 6-5, 5-4.
b) 6-6, 6-5, 5-5.
c) 6-5, 6-5, 5-5.
d) 6-6, 6-5, 5-4.


6. (FUVEST/2001)

Dinheiro encontrado no lixo

Organizados numa cooperativa em Curitiba, catadores de lixo livraram-se dos intermediários e conseguem ganhar por mês, em média, R$600,00 — o salário inicial de uma professora de escola pública em São Paulo.
O negócio prosperou porque está em Curitiba, cidade conhecida dentro e fora do país pelo sucesso na reciclagem do lixo. (Folha de S. Paulo, 22/09/00)

Quando se lê esta notícia, nota-se que seu título tem duplo sentido.

a) Quais são os dois sentidos do título?
b) Crie para a notícia um título que lhe seja adequado e não apresente duplo sentido.
1-D, 2-D, 3-C, 4-A, 5-A

2º ano - SIMULADO - P1

Povo do mal, do 2ª ano, as 6 primeiras questões são da matéria de interpretação de textos e as 6 posteriores de lingua portuguesa!


A SEGUIR, VOCÊ LERÁ OPINIÕES DE PESSOAS QUE PARTICIPARAM DE UMA PESQUISA, PROMOVIDA PELA REVISTA UMA (Nº. 1, 2000), SOBRE A DESCONFIANÇA ENTRE MULHERES. AS QUESTÕES DE 1 A 3 DA PROVA SE REFEREM A ESSAS OPINIÕES.

I. As mulheres sentem prazer em chefiar homens. Até porque, quando você “come o fígado” do homem, ele se defende, levanta e vai embora. A mulher cai no choro.
Valentina Caran, 46 anos, empresária

II. Mulheres e homens agem da mesma maneira no poder. Essa igualdade fica patente quando observamos Margareth Thatcher, Indira Ganghi e Golda Meir, que foram duras e lançaram mão da guerra.
Bóris Casoy, 59 anos, jornalista

III. Quero a mulher na política. Pelo fato de ser mãe, ela é mais honesta.
Maria Lúcia Lechesi, 43 anos, secretária

IV. Eu votaria numa mulher porque, na administração, mulher é mais confiável.
Ela pensa nos filhos, pensa diferente.
Cristiane Ferrosi, 28 anos, bancária

1. (PUC) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) As quatro opiniões defendem a superioridade das mulheres.
b) Pode-se dizer que, segundo a opinião II, a mulher, em algumas situações, é igual ao homem, o que não equivale a dizer que ambos são iguais.
c) A opinião IV permite pensar que os homens na política só pensam em seus próprios interesses.
d) É possível dizer que a opinião III defende a mulher na política, não só aquelas que são mães.

2. (PUC) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Em III, subentende-se que falta honestidade na política.
b) Em III e IV, subentende-se que o comportamento dos homens na política não agrada.
c) Em I, subentende-se que as mulheres não têm profissionalismo.
d) Em II, subentende-se que homens e mulheres têm idêntica força, mas não idêntica competência.

3. (PUC) Leia, novamente, a opinião 1 e assinale alternativa INCORRETA:
As mulheres sentem prazer em chefiar homens. Até porque, quando você “come o fígado” do homem, ele se defende, levanta e vai embora. A mulher cai no choro.
a) O item As mulheres refere-se somente às mulheres que trabalham.
b) O item homens refere-se à classe dos homens.
c) Os itens você e (d)o homem não se referem a um ser específico.
d) O item A mulher refere-se a toda e qualquer mulher, e não a uma em es-pecífico.

Texto III – para as questões 4 e 5.

A PEDAGOGIA DO ESPETÁCULO
ONGs mantêm escola para ensinar técnicas de manifestação de rua. As organizações americanas e européias sustentam uma escola internacional de desobediência civil, a Ruckus Society (Sociedade da Bagunça). Somente nos EUA ela possui 24 campos de treinamento. No currículo, há práticas de sabotagem, treino de escalada de prédios, técnicas de discurso e bloqueio a veículos e relações com a imprensa. As táticas são típicas de guerrilha urbana, sem a violência da tradicional. Procura-se atrair a atenção e envolver o público.
(Revista Época, 18/09/2000)

4. (PUC) Assinale a alternativa que apresenta consideração INADEQUADA sobre o texto.

a) O fato de o autor não fornecer o significado da sigla ONGs – Organizações não-governamentais – indica que ele acredita que esse conhecimento é partilhado por seu provável leitor.
b) O trecho As organizações americanas e européias sustentam uma escola internacional de desobediência civil indica que a escola subsidiada pelas ONGs é a única existente no mundo.
c) Pode-se dizer que os termos sabotagem e campos de treinamento remetem ao campo conceitual da guerra.
d) O termo espetáculo, no título, pode ser relacionado ao último enunciado do texto, momento em que se informam os propósitos da escola em questão.

5. (PUC) Assinale a alternativa em que o que se diz entre parênteses seja paráfrase INADEQUADA da expressão extraída do texto.
a) Técnicas de discurso. (técnicas de oratória)
b) Treino de escalada de prédios. (treinamento de maneiras de invasão ou fuga de prédios)
c) Bloqueios de veículo. (cerco a veículos)
d) Relações com a imprensa. (contatos com profissionais do domínio jornalístico)

6. (FUVEST/2005) Leia o seguinte poema de Manuel Bandeira:

PORQUINHO-DA-ÍNDIA
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas ...
— O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

a) Aponte, no poema, um aspecto de estilo que esteja relacionado ao tema da infância.
b) Qual é o elemento comum entre a experiência infantil e a experiência mais adulta presentes no poema? Explique sucintamente.
1-A, 2-D, 3-A, 4-B, 5-B
Língua Portuguesa
1. (PUC) Segundo o gramático Cegalla (1979: 215), o sujeito é indeterminado “quando não se indica o agente da ação verbal”. Examine os períodos abaixo à luz da definição de sujeito indeterminado dada pelo gramático e marque a alternativa que para esse gramático contém exemplos de sujeito indeterminado, mas não o são.

I. Tentaram entrar na minha casa de madrugada.
II. Alguém tentou entrar na minha casa de madrugada.
III. Ventou muito durante a noite.
IV. Minha irmã foi atropelada ontem.
V. Ouviram-se muitos gritos na cidade.
VI. Vive-se bem no interior.

a) II, III, IV, V
b) II, III, V, VI
c) I, II, IV, V
d) III, IV, V, VI

2. Esta palavra – dolo – aprendi ontem. Os termos grifados são respectivamente:

a) sujeito, VTD.
b) objeto, VTI.
c) objeto , VTD
d) sujeito, VTI

3. (UNIFENAS) Às vezes, a mudança de posição de certas palavras no período provoca diferenças de sentido. Assinale a opção em que isso NÃO ocorre.

a) Ele trabalha normalmente à noite.
Ele normalmente trabalha à noite.
b) Esperamos suas notícias.
Esperamos notícias suas.
c) Entregue o documento ao funcionário competente.
Entregue o documento ao competente funcionário.
d) Paisagens lindas iam-se sucedendo durante a viagem.
Lindas paisagens iam-se sucedendo durante a viagem.

4. (UFV) Assinale a alternativa que NÃO há quebra da ordem normal em língua portuguesa – sujeito, verbo, objeto:

a) “Se choro...bebe o pranto a areia ardente...”
b) “Teu sangue não lavou de minha fronte / A mancha original.”
c) “...que assim me oprime / Teu gládio vingador?!”
d) “...que torvo crime / eu cometi jamais...”

5. (UFV) Assinale a alternativa em que apare(m) verbo(s) no plural com sujeito indeterminado:

a) Minhas irmãs são belas, são ditosas...
b) Ainda hoje são, por fado adverso, / Meus filhos - alimária do universo...
c) Ai! Dizem: “Lá vai a África embuçada...[...]” / Nem vêem que o deserto é o meu sudário..
d) As cegonhas espiam debruçadas / [...] / As tribos erram do areal nas vagas...
e) Qual de José os vis irmãos outrora / Venderam seu irmão.


6. (UFV) Leia a definição abaixo:

"O sujeito é o ser sobre o qual se faz uma declaração..."

(CUNHA, Celso & CINTRA, Luis F. Lindley). Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p.119)


Observe agora as três frases abaixo e os termos grifados:

1. Um dia ele o Gérson me disse que...

2. Você também se chama Fernando?

3. ...a pessoa faz coisas...

Considerando as três frases apresentadas, a definição de Cunha & Cintra é adequada ou inadequada? Construa um pequeno texto argumentativo, respondendo SIM, NÃO ou EM TERMOS.
1-A, 2-C, 3-D, 4-B, 5-C

3º ano - SIMULADO - P1 - ANGLO

Povo do mal do 3º ano, let's rock????
1.

Analisando a tira acima à luz do texto dado, a única alternativa incorreta é:
a) Chico Bento não usou a norma-padrão.
b) A variedade linguística usada por Chico Bento não está errada.
c) A palavra nho identifica na fala de Chico Bento um traço típico de norma rural.
d) Chico Bento tem consciência da própria norma linguística.

2. Campanhas publicitárias em favor do desarmamento em São Paulo apresentaram os seguintes dizeres:

I - Não morra em defesa própria.
II - Apague esta idéia antes que ela apague você.
III - Não porte arma. É crime na certa.

A alternativa que contém um argumento falso é:

a) A afirmação III pede que o leitor construa a idéia de que portar arma aumenta a crença na auto-suficiência e levar, por exemplo, à violência e ao crime.
b) A afirmação II é a única que apresenta o imperativo como forma de aconselhar, pedir ou ordenar um comportamento ao destinatário da campanha publicitária.
c) A afirmação I permite concluir que, ao tentar se defender de uma agressão, pode-se comprometer a própria vida, porque não é possível prever todas as conseqüências.
d) A afirmação II conta com o uso conotativo do verbo apagar, na medida em que este também pode significar matar, morrer.
e) As afirmações I e III procuram, pela negação, afirmar a própria vida e a vida do outro, respectivamente.

3. Observe o gráfico que segue:

A MORTE NO BRASILTaxa de mortalidade de jovens por causas externas

Fonte: Folha de S. Paulo: 29/04/2000
OBS: Por causas externas entendem-se causas violentas, tais como: homicídios, acidentes de trânsito, acidentes domésticos, afogamento e outros.


Assinale a alternativa correta:
a) O maior índice de morte violenta, entre jovens de 10 a 14 anos, encontra-se na região nordeste.
b) A região sudeste, por ser mais desenvolvida, apresenta o menor índice de causas violentas entre jovens e adolescentes.
c) O índice de mortalidade infantil no Brasil está relacionado ao aumento das taxas de criminalidade.
d) A região sul do Brasil não apresenta taxas de mortalidade de jovens por causas externas.
e) No Brasil, 69,5% das mortes ocorridas no grupo entre 15 e 19 anos têm causas violentas.

4. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz, por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos:

a) ler, leitura - lição
b) ensinar - ensino, ensinamento
c) candura - cândido - incandescência
d) viver - vida - vidente

5. (UFU) Todos os verbos seguintes são formados por parassíntese (derivação parassintética), exceto:
a) endireitar
b) atormentar
c) enlouquecer
d) desvalorizar

6. (FUVEST/2002) “O que dói nem é a frase (Quem paga seu salário sou eu), mas a postura arrogante. Você fala e o aluno nem presta atenção, como se você fosse uma empregada.”
(Adaptado de entrevista dada por uma professora. Folha de S. Paulo, 03/06/01)
No trecho como se você fosse uma empregada, fica pressuposto algum tipo de discriminação social? Justifique sua resposta.

1-D, 2-B, 3-E, 4-C, 5-D

segunda-feira, 1 de março de 2010

Tio Thalles Pictures recomenda: ILHA DAS FLORES

Povo do Mal, não deixem de assistir este incrível documentário: Ilha das Flores. Sempre é utilizado em sala de aula por diversas disciplinas. A ficha técnica e release estão abaixo dos vídeos. Adeus!

"Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho."




Ficha Técnica
Gênero: Documentário, Experimental
Diretor: Jorge Furtado
Elenco: Ciça Reckziegel
Ano: 1989
Duração: 13 min
Cor: Colorido
Bitola: 35mm
País: Brasil
Local de Produção: RS

Produção Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasil, Nôra Gulart Fotografia Roberto Henkin, Sérgio Amon Roteiro Jorge Furtado Edição Giba Assis Brasil Direção de Arte Fiapo Barth Trilha original Geraldo Flach Narração Paulo José

Prêmios
Urso de Prata no Festival de Berlim 1990Prêmio Crítica e Público no Festival de Clermont-Ferrand 1991Melhor Curta no Festival de Gramado 1989Melhor Edição no Festival de Gramado 1989Melhor Roteiro no Festival de Gramado 1989Prêmio da Crítica no Festival de Gramado 1989Prêmio do Público na Competição "No Budget" no Festival de Hamburgo 1991